⯇ VOLTAR

Afinal, vale a pena investir em uma TV corporativa?

Navegue por tópicos

    Intranet, redes sociais, aplicativos: a tecnologia permitiu o surgimento de vários canais de comunicação que auxiliam a troca de informações não só em nossa vida cotidiana, mas também dentro das empresas. Dentre vários canais, encontramos também a TV corporativa.

    Fazendo o papel do antigo mural de avisos — no entanto, com maior dinamismo e poder de engajamento —, a TV corporativa exige um forte planejamento para que alcance bons resultados.

    Vale a pena investir nesse veículo? Como ele pode ajudar a sua empresa e, principalmente, como implementá-lo? É o que você vai conferir neste post. Acompanhe!

    O que é TV corporativa?

    A TV corporativa é um veículo usado para melhorar a comunicação interna da sua empresa, tendo como principais funções informar e engajar o público ― no caso, seus funcionários.

    Nas TVs corporativas são veiculadas mensagens, avisos, vídeos, informes e outros conteúdos relacionados à empresa ou que aproximem os colaboradores da instituição.

    Para que alcance resultados,a TV corporativa deve ser instaladas em áreas de grande circulação dos funcionários, como corredores e refeitórios, assim como em cada departamento. O seu conteúdo deve ser atrativo e de fácil compreensão para que seja absorvido.

    Com o uso desse veículo de comunicação, as informações são passadas sem que o funcionário busque ativamente por elas, aumentando o alcance.

    Quais benefícios a TV corporativa proporciona?

    A TV corporativa traz diversas vantagens para a sua empresa. Abaixo, destacamos algumas das principais!

    Maior engajamento

    A comunicação clara e transparente é um poderoso fator de engajamento, fazendo com que os colaboradores se sintam mais pertencentes e fiquem a par de tudo que acontece na organização.

    Eliminação de ruídos na comunicação

    O grande problema da falta de uma comunicação eficiente na empresa é a divulgação de informações distorcidas e até mesmo inverídicas. Também é comum o surgimento da “rádio peão”, em que boatos são disseminados e podem acabar totalmente com a motivação e produtividade. Investir em uma TV corporativa, portanto, é uma ótima iniciativa para evitar esses problemas.

    Possibilidade de segmentação de conteúdo

    A comunicação é muito mais eficiente quando pensada no público-alvo. Com esse conceito em mente, é possível fazer a segmentação também na TV corporativa, com a produção de conteúdos exclusivos para cada departamento ou filial.

    Aumento da produtividade

    A empresa pode veicular conteúdos que auxiliem no aumento da produtividade, como a utilização de aplicativos e hacks para que o trabalho renda melhor. Com isso, o retorno não é só com o maior engajamento dos funcionários, mas também com a maior adesão às ferramentas que auxiliem as rotinas diária.

    Redução de gastos com treinamentos

    A TV corporativa pode ser usada como veículo para treinamentos à distância, facilitando a distribuição dos conteúdos e eliminando a necessidade da criação de toda uma infraestrutura para a realização de uma capacitação presencial.

    Maior lucratividade

    O canal não precisa ser usado exclusivamente para a transmissão de informações da empresa. Muitas aproveitam para vender o espaço para outras corporações, que divulgam produtos e serviços que podem ser de interesse dos funcionários.

    Essa estratégia é bem interessante para organizações de grande porte, que contam com um enorme número de colaboradores. Assim, a empresa obtém mais uma fonte adicional de renda.

    Como implementar a TV corporativa?

    O conceito de TV corporativa é muito interessante e realmente pode impactar a sua empresa. Porém, para que funcione, é necessário que a implementação seja feita de maneira estratégica, levando em consideração os objetivos da organização.

    Faça um bom diagnóstico

    Leve em consideração as preferências do seu público-alvo: que tipo de conteúdo seus funcionários consomem? Quais são suas preferências? Entender isso é importante para que você consiga aprender a atenção e passar as informações necessárias.

    Decida o conteúdo e delegue responsabilidades

    O segundo passo é entender que tipo de conteúdo será distribuído — e, também, de que modo isso será feito. Sem uma definição do tipo de informações veiculadas e dos responsáveis por esse trabalho, a TV corporativa pode perder a identidade e acabar virando uma verdadeira bagunça.

    Defina também o tipo de abordagem, a frequência de atualização de conteúdo e as linguagens visual e verbal. Lembre-se que todos os elementos, incluindo as vinhetas e as inserções de marcas, devem ser coerentes com a cultura organizacional.

    Comece a produzir

    Com base na programação e na identidade visual definida, é hora de realmente produzir o conteúdo que será veiculado na TV corporativa.

    Talvez sua empresa não conte com uma equipe com experiência nesse tipo de trabalho, o que é comum. Nesses casos, não tenha medo de terceirizar a produção para ter um conteúdo mais profissional e capaz de realmente transmitir a mensagem desejada.

    Colocar pessoas sem a especialização necessária para esse tipo de trabalho pode resultar em um resultado de má qualidade e que vai apenas atestar negativamente contra sua empresa.

    Escolha também qual é a melhor plataforma para hospedar o conteúdo, levando em consideração a segurança dessas informações e, portanto, visando a proteção contra acessos indevidos.

    Defina indicadores

    Mais do que produzir um bom conteúdo, é necessário definir os indicadores que serão usados para mensurar o desempenho da sua TV corporativa e sua adesão ao público destinado.

    Quando a transmissão é feita por meio de displays, as pesquisas tradicionais são as mais indicadas. A cada seis meses ou um ano, dependendo do objetivo da sua comunicação, você pode fazer uma pesquisa para monitorar o nível de satisfação dos funcionários em relação ao conteúdo que está sendo transmitido.

    Essas pesquisas também servem para coletar algumas sugestões de melhora, questionar sobre a qualidade de conteúdo, a frequência da atualização de informações e o tipo de formato usado, entre outros detalhes.

    Com base nesses resultados, é possível checar se o investimento nessa tecnologia está gerando os resultados esperados e quais adaptações são necessárias.

    Investir em TV corporativa e manter o seu quadro de funcionários alinhado com as decisões e mudanças da empresa é uma iniciativa que pode mudar a experiência corporativa de todos os envolvidos. Fazendo um bom planejamento prévio e sempre levando em consideração os objetivos da corporação, este veículo de comunicação é uma excelente ferramenta de diálogo e engajamento.

    Se você deseja conhecer mais sobre estratégias de comunicação interna capazes de envolver verdadeiramente os funcionários, confira o nosso artigo sobre o assunto!

    Conheça nossos serviços

    Comunicação Interna

    Torne a comunicação com os seus colaboradores mais estratégica por...

    Saiba Mais

    Endomarketing

    Potencialize o impacto das suas ações de marketing interno.

    Saiba Mais

    Employer Branding

    Potencialize a sinergia dentro da sua organização por meio de...

    Saiba Mais

    Pesquisas e Mensuração

    Potencialize o impacto das suas ações de marketing interno.

    Saiba Mais

    Diagnósticos

    Potencialize a sinergia dentro da sua organização por meio de...

    Saiba Mais

    Employee Experience

    Crie, implemente e desenvolva uma incrível jornada para seus colaboradores...

    Saiba Mais

    Por dentro da nossa cultura

    Aqui, a comunicação é só uma parte da jornada. Quer ficar por dentro do resto? Cadastre-se em nossa newsletter.