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7 argumentos para provar a importância da comunicação interna

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    A comunicação interna (CI) é crucial para a sobrevivência e sucesso do negócio. Sem ela, os erros seriam recorrentes e a falta de alinhamento da equipe seria evidente. A questão é: quais argumentos usar para provar a importância da comunicação interna à diretoria?

    Muitos executivos encontram valor na comunicação externa — com os clientes — pois agrega valor à empresa e engaja decisões de compra, resultando no lucro. Do mesmo modo, a CI motiva os talentos e aumenta a produtividade e o engajamento diário, o que gera uma série de resultados positivos ao empreendimento. Você só precisa dos argumentos certos.

    Pensando na importância do tema, elaboramos este artigo. Hoje, você vai descobrir 7 argumentos para promover a importância da comunicação interna. Continue a leitura!

    1. Aumento da produtividade diária

    No mundo, existe uma forte preocupação com a produtividade diária. As pessoas dificilmente produzem como deveriam ou poderiam produzir, e há muitas pesquisas que comprovam isso. Uma, até afirma que apenas 39% do expediente é produtivo.

    Ao entrevistar 38 mil profissionais de 200 países, a Microsoft descobriu que 17 horas semanais são improdutivas no trabalho. Um dos maiores motivos, escolhido por 32% dos entrevistados, é a falta de comunicação interna e reuniões ineficazes.

    Por outro lado, quando há uma comunicação, cada profissional consegue entender melhor o seu papel e desempenhá-lo com excelência. Isso resulta em eficiência operacional e, portanto, no aumento da produtividade do dia a dia. Logo, todos são beneficiados.

    2. Maior retorno sobre o investimento

    Para iniciar ou fazer parte de uma empresa, é preciso investir determinado capital financeiro (chamado de capital inicial ou aporte). Por outro lado, o investidor espera ter um negócio rentável e que seu capital seja recuperado no curto ou médio prazo.

    Mas qual a importância da comunicação interna no retorno sobre o investimento (ROI)? Segundo a Towers Watson, a comunicação eficaz com o empregado é um indicador-chave do desempenho financeiro. Empresas com comunicação altamente eficaz tiveram 47% a mais de retorno total aos investidores. Número bastante expressivo.

    Há uma justificativa plausível: a comunicação previne perdas, erros e acidentes no trabalho, resultando em melhores margens operacionais. Além disso, permite que os talentos atuem com sinergia e motivação para entregar resultados “fora da curva”.

    3. Crescimento do bem-estar na empresa

    Muitos negócios deixam a desejar quando o tema é “clima organizacional”, pois a atmosfera do ambiente é pesada e em nada contribui para o bem-estar dos profissionais e equipes. Isso, como é de se esperar, conduz a diversos prejuízos.

    Quando há um diálogo fluido, do topo para baixo e vice-versa, o clima de trabalho começa a mudar e os talentos encontram maior bem-estar no que fazem. O senso de equipe é influenciado positivamente e todos podem criar conexões agradáveis.

    Mais uma vez, há pesquisas que expressam quantitativamente os resultados disso. Segundo a Sodexo, o bem-estar torna a empresa até 76% mais atraente aos novos talentos, 70% mais rentável e 86% mais produtivas. Então, vale dar atenção ao tema.

    4. Menor índice de retrabalho

    Existem diversos indicadores que funcionam como uma bússola e oferecem a melhor direção aos gestores, permitindo-os agir estrategicamente. Um deles é o índice de retrabalho, que mede correções geradas por problemas na operação. O ideal é que ele seja zero. No entanto, quando falta comunicação, esse índice tende a ser elevado.

    O motivo é claro: a falta de comunicação implica em erros ao longo do processo produtivo, permitindo que o bem ou serviço gerado conte com falhas que demandam correções. Logo, o retrabalho será indispensável. Esse fluxo continuará até que a boa comunicação seja estruturada, possibilitando uma produção alinhada e acertada.

    5. Aumento da motivação dos funcionários

    Um dos principais condutores da CI é o líder de equipe. Ele é o responsável por cascatear as informações corretas aos subordinados, bem como oferecer feedbacks que revelem pontos fortes e fracos que devem ser otimizados. Assim, todos ganham.

    O que nem todos sabem é que a comunicação entre líder e liderado é crucial ao sucesso. De acordo com estudo, o reconhecimento pelo superior imediato aumenta o desempenho dos funcionários em quase 60%. Outro estudo afirma que a apreciação e o reconhecimento pelo líder é o principal driver de “felicidade no trabalho”.

    Nesse caso, o líder — em especial o diretor-executivo — deve estar pessoalmente envolvido na melhoria da comunicação. É necessário garantir o adequado diálogo com os profissionais na base da pirâmide. Assim, a motivação e a felicidade crescerão.

    6. Melhora a atração e retenção de talentos

    Atrair e reter os talentos é dever de toda a empresa, em especial dos líderes, e não apenas do RH. No entanto, quando falta comunicação, esse processo é mais difícil, e muitos talentos acabam saindo da empresa pela simples falta de alinhamento.

    Esse é outro forte argumento a favor da CI. É necessário lembrar que nunca esteve tão difícil encontrar gente com competências técnicas e comportamentais adequadas ao cargo. Ao entrevistar mais de 41 mil empregadores de 42 países, o ManpowerGroup descobriu que 38% deles tinham dificuldades em encontrar mão de obra qualificada.

    A comunicação tem um papel ímpar na atração e retenção, pois fortalece o senso de equipe, melhora o bem-estar e a marca empregadora. Empresas que se comunicam com o público interno são mais bem-vistas, portanto, capazes de atrair talentos.

    7. Maior senso de pertencimento

    Você já deve ter ouvido a expressão “vestir a camisa da empresa”, correto? Ela se refere ao senso de pertencimento dos profissionais, isto é: o quanto realmente se sentem parte do negócio e estão dispostos a se doar por ele. Claro, quanto maior o senso de pertencimento de um profissional, melhor será seu desempenho diário.

    A comunicação faz com que os profissionais sintam-se realmente parte da empresa, pertencentes a um grupo de pessoas com um propósito maior. A CI é essencial desde o onboarding, processo no qual os recém-contratados são integrados. Ela garante que todos falem a mesma língua, sigam a mesma direção e sintam-se parte do time.

    Esses são os principais argumentos que reforçam a importância da comunicação interna, mas certamente existem outros que podem ser explorados na sua empresa. Com o apoio de uma agência especializada, esses resultados serão mais otimizados.

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