⯇ VOLTAR

Great places to work: o que 6 empresas estão fazendo

Navegue por tópicos

    A aposta em um ambiente saudável para se trabalhar é uma iniciativa cada vez mais valorizada no mundo corporativo. Não à toa, a conquista de uma boa colocação no ranking Great Places to Work (GPTW) tem se tornado uma das maiores aspirações das empresas na atualidade.

    O reconhecimento no GPTW não só confere à empresa uma boa imagem no mercado, como as práticas adotadas para alcançar esse objetivo estimulam a motivação e a produtividade no ambiente de trabalho. Uma equipe mais saudável e feliz traz, consequentemente, um aumento substancial nos resultados da empresa.

    Muitas dessas práticas estão relacionadas ao modo como a comunicação interna é tratada, além da implementação de iniciativas que tornam a empresa um local onde os maiores talentos do mercado gostariam de trabalhar. Por isso, continue a leitura e saiba o que 6 empresas listadas como Great Places to Work estão fazendo para atrair e reter os melhores profissionais!

    1. Salesforce

    Quem trabalha na Salesforce recebe os benefícios de praxe — como plano de saúde e odontológico, vale-refeição e alimentação etc. — mas eles não param por aí. Além dos benefícios comuns, a empresa está oferendo aos seus colaboradores as seguintes vantagens:

    • flexibilidade para trabalhar em casa, quando assim preferem;
    • auxílio para cursos de aperfeiçoamento;
    • incentivo à prática de atividades que melhorem a saúde e o bem-estar do colaborador, como o vale-academia.

    A companhia se baseia na cultura havaiana de “Ohana” (que significa família) ou seja, considera seu time uma enorme Ohana, que tem como bases a confiança, a igualdade, a inovação e, claro, o sucesso do cliente. Não é à toa que 93% dos seus colaboradores a consideram um dos Great Places to Work.

    2. Novartis

    Em 2018, a Novartis foi eleita a melhor empresa do segmento farmacêutico para se trabalhar. Além dos benefícios tradicionais, eis alguns benefícios que a companhia vem oferecendo para se tornar uma Great Places to Work:

    • flexibilidade de horários;
    • opção de home office;
    • carga horária reduzida às sextas-feiras.

    Ainda, a Novartis investe em treinamentos, oferece um plano de crescimento de carreira consistente e abre a possibilidade de trabalho internacional. No ranking geral brasileiro, ela alcançou a 16ª posição.

    3. Microsoft

    Já na categoria das multinacionais, a Microsoft conquistou o 1º lugar entre 35 concorrentes, sendo considerada a melhor empresa para se trabalhar no ranking Great Places ot Work de 2018. Há três anos consecutivos ela aparece entre as cinco primeiras colocadas.

    A gigante busca sempre merecer a confiança de sua equipe, fazendo com que esta se sinta orgulhosa do trabalho que realiza e de vestir a camisa da empresa. Entre as práticas adotadas para manter sua posição no raking, estão:

    • pagamento de 40 horas anuais para que os colaboradores se dediquem a trabalhos sociais voluntários;
    • possibilidade de trabalhar em home office;
    • programa de reembolso para despesas com a prática de esportes, inclusive para compra de equipamentos esportivos;
    • capacitação e plano de carreira etc.

    Além disso, estão os benefícios convencionais como plano de saúde, vale refeição e transporte etc.

    4. Resultados Digitais

    Desde 2014 — ou seja, quando tinha somente quatro anos de existência — a Resultados Digitais figura no Great Places to Work como a melhor empresa para se trabalhar em Santa Catarina. Em 2017, ela apareceu como a 18ª na categoria de empresas de tecnologia. Já em 2018, chegou ao 13º lugar entre as multinacionais de médio porte.

    O RDoers, como se autodenominam seus colaboradores, são pessoas que fazem acontecer. Eles seguem um culture code recheado de boas práticas, como o foco na valorização do trabalho de cada profissional. Todo membro da equipe é considerado parte de um “A Team” (ou seja, um time de potenciais gestores) e precisa demonstrar o seu fit com a organização.

    Entre os benefícios de trabalhar na empresa, estão:

    • inclusão e respeito à diversidade;
    • café da manhã e lanchinhos na empresa;
    • programas de capacitação e incentivo à troca de conhecimentos;
    • descontos em academias, restaurantes e cinemas.

    Isso tudo sem falar da cultura de desenvolvimento constante!

    5. SAP

    A SAP pratica a cultura da diversidade e inclusão e da sustentabilidade ambiental. Por isso, seus colaboradores são orientados por políticas como a redução no consumo de papel e energia. Além disso, seus data centers são abastecidos com eletricidade proveniente de fontes renováveis. Os profissionais da empresa se sentem parte dessa iniciativa.

    Veja, a seguir, o que a SAP está fazendo para manter seus colaboradores felizes e engajados e garantir o seu lugar como GPW:

    • ambiente onde a livre expressão, a colaboração e a diversidade são incentivadas;
    • flexibilidade de horários de trabalho;
    • opção pelo home office;
    • incentivo à diversão no trabalho — literalmente! — com a oferta de vários jogos e outras formas para o colaborador se distrair em momentos de estresse.

    6. Vivo Telefônica

    A filosofia de trabalho da Vivo Telefônica se baseia na conexão entre as pessoas, literal e metaforicamente, afinal, ela provê meios para que seus usuários se conectem. Isso reflete diretamente no modo como a companhia lida com seus colaboradores e em sua comunicação interna.

    A empresa acredita que ser uma “Onlife Telco” é estar presente em todos os momentos das vidas das pessoas. Por isso mesmo, ela investe em projetos de desenvolvimento pessoal dentro das universidades, antes mesmo que futuros profissionais se tonem parte do seu time.

    Para quem já está atuando dentro da empresa, além dos benefícios-padrão há outras vantagens, agregadas à medida que o colaborador se desenvolve na empresa. Essa política acaba por incentivar as pessoas na busca por maior crescimento.

    Quem chega às funções mais estratégicas conta com vários benefícios, como:

    • day off no aniversário;
    • academia;
    • previdência privada;
    • horário flexível;
    • complemento salarial em afastamentos por doença ou acidente;
    • creche e babá para os filhos;
    • PPR (Programa de Participação nos Resultados);
    • clube de vantagens;
    • aparelho celular com plano etc.

    Vale lembrar que a legislação trabalhista brasileira e a oferta de trabalho remoto crescente (inclusive de multinacionais) estão favorecendo o trabalho freelancer. Isso significa que profissionais com habilidades específicas — como capacidade de autogestão e perfil empreendedor, tão desejados pelos empregadores — têm um universo de possibilidades diante de si.

    Por isso, as práticas voltadas à retenção desses talentos nas empresas estão se tornando cada mais importantes. Então, se você deseja manter esses bons profissionais na sua empresa por muito tempo, precisa pensar em como se tornar um dos Great Place to Work. Existem várias categorias no ranking, inclusive, uma voltada para pequenas empresas.

    Agora que você já viu o que fazem os Great Place to Work e conhece importância de ser um deles, entenda como funcionam os rankings das melhores empresas!

    Conheça nossos serviços

    Comunicação Interna

    Torne a comunicação com os seus colaboradores mais estratégica por...

    Saiba Mais

    Endomarketing

    Potencialize o impacto das suas ações de marketing interno.

    Saiba Mais

    Employer Branding

    Potencialize a sinergia dentro da sua organização por meio de...

    Saiba Mais

    Pesquisas e Mensuração

    Potencialize o impacto das suas ações de marketing interno.

    Saiba Mais

    Diagnósticos

    Potencialize a sinergia dentro da sua organização por meio de...

    Saiba Mais

    Employee Experience

    Crie, implemente e desenvolva uma incrível jornada para seus colaboradores...

    Saiba Mais

    Por dentro da nossa cultura

    Aqui, a comunicação é só uma parte da jornada. Quer ficar por dentro do resto? Cadastre-se em nossa newsletter.