⯇ VOLTAR

Ranking GPTW: a importância de ser uma das melhores empresas para trabalhar no Brasil

Navegue por tópicos

    Acordar cedo para trabalhar na segunda-feira pode ser um desafio para muita gente. O clima do ambiente da empresa altera o humor dos funcionários, fazendo muita gente revirar os olhos antes de sair de cama. Mas isso não precisa ser assim: ações de employer branding ajudam a conquistar e reter os talentos, deixando-os satisfeitos em ir trabalhar. E esse é o primeiro passo para a sua empresa entrar no ranking das melhores para trabalhar no Brasil.

    Atualmente, existem mais de 18 milhões de empresas no país, de acordo com o boletim do Mapa das Empresas, elaborado pelo Ministério da Economia. O período de pós-pandemia deve trazer um aquecimento da economia. Assim, com uma concorrência acirrada, como a sua empresa irá\z se destacar das demais?

    Existem diferentes formas de medir a satisfação dos funcionários na sua empresa e o clima organizacional. Porém, para seguir algo mais padronizado, você pode contratar uma consultoria especializada no assunto. Nesse cenário, a Great Place to Work (GPTW) é uma das mais confiáveis. Desde 1997, ela publica um ranking das melhores empresas para trabalhar no Brasil e, mais recentemente, na América Latina. 

    Tem vontade de conquistar o certificado da GPTW e ter a chance de figurar no ranking da melhores empresas para trabalhar Brasil? Continue a leitura e entenda o processo.

    O que é preciso para ser uma das melhores empresas?

    Para se tornar uma das melhores para trabalhar, é preciso mensurar a qualidade do ambiente de trabalho e da cultura organizacional. Para isso, a GPTW oferece uma avaliação completa para ser aplicada entre os funcionários. Assim, é possível entender como os colaboradores percebem cada elemento responsável por criar um excelente ambiente organizacional.

    O encarregado deverá preencher alguns formulários de perfis demográficos e responder um questionário de Culture Audit. Nele, as principais práticas de RH, gestão, cultura, incentivos e benefícios deverão ser respondidas detalhadamente. 

    Os dois pilares fundamentais de análise são a confiança nos gestores e nos colegas de trabalho e o orgulho de desempenhar a função na empresa. O questionário contém 58 perguntas que avaliam credibilidade, respeito, imparcialidade, orgulho e camaradagem.

    Quais as vantagens de ter uma certificação da GPTW?

    Hoje em dia, cada vez mais os profissionais buscam lugares agradáveis para trabalhar. A boa experiência do colaborador pode ajudar sua empresa a atrair os talentos mais qualificados. Ou seja, um selo certificando sua empresa como uma das melhores para trabalhar certamente vai atrair a atenção do mercado.

    No ano passado, as 150 melhores empresas para trabalhar presentes no ranking da GPTW receberam mais de 8,6 milhões de currículos. Além disso, a taxa de turnover chega a ser menos da metade do que a de outras empresas do mesmo segmento que não possuem a certificação GPTW. 

    Já empresas de capital aberto costumam ser mais valorizadas na bolsa se possuírem o selo da GPTW. Afinal, essa é uma garantia para os investidores de que eles estão fazendo associações com lugares em que a experiência de trabalho é tratada com carinho e atenção. 

    Além disso, a padronização de métricas permite comparações de empresas do mesmo segmento. Isso fortalece a competitividade, na qual as companhias mais bem avaliadas ganham destaque no mercado.

    A certificação da GPTW também fornece pontos que podem ser melhorados dentro da cultura organizacional. Assim, é uma oportunidade de aprendizado para as companhias continuarem sempre investindo em melhores ações para seus colaboradores. Afinal, o maior ativo das empresas deve ser sua mão de obra. 

    Quais são os rankings de melhores empresas para trabalhar?

    Com a certificação da GPTW de empresa excelente para o trabalho, você pode almejar um espaço nos diferentes rankings que a certificadora elabora anualmente. Além do principal, que é a lista da 150 melhores empresas do Brasil, você pode conquistar um espaço em vários outros rankings elaborados pela companhia.

    Atualmente, a GPTW possui rankings segmentados para diferentes regiões, setores e portes de empresas. As avaliações incluem empresas nacionais de grande porte (acima de 1.000 funcionários), nacionais ou multinacionais de médio porte (entre 100 e 999 funcionários) e empresas de micro e pequeno porte (até 99 funcionários). 

    A certificação também pode ser por setor econômico. A GPTW tem rankings para hotéis, agências de comunicação, indústrias, agronegócio, tecnologia da informação, saúde, finanças, terceiro setor e varejo. Por fim, existem certificações temáticas específicas quanto a empresas que abordem temas como mulheres, LGBTQI+, questão racial, primeira infância, pessoas com deficiência (PcD) e profissionais da terceira idade.

    Ou seja, após conseguir a certificação, a sua empresa pode ser incluída em diferentes rankings. Assim, você consegue uma maior visibilidade para seu negócio, mostrando que está preparado para trabalhar com a diversidade que é uma das grandes marcas deste começo de terceiro milênio.

    Qual o papel da Comunicação Interna nesse processo?

    A Comunicação Interna tem um papel fundamental no processo da pesquisa. Assim como qualquer outra avaliações de clima, os colaboradores devem ser informados sobre todo o processo, sobre quais os benefícios de participarem e, é claro, sobre os resultados.

    A Clima Comunicação pode ajudar em todo o processo de pesquisa, seja ela de clima ou de entidades como Great Place To Work ou Melhores e Maiores. Redigimos e-books de cultura organizacional e planejamos ações de envolvimento e de todo o material de comunicação necessário para o sucesso e o engajamento do público com a pesquisa. Conte com a gente para ser uma das melhores empresas para trabalhar no Brasil!

    Conheça nossos serviços

    Comunicação Interna

    Torne a comunicação com os seus colaboradores mais estratégica por...

    Saiba Mais

    Endomarketing

    Potencialize o impacto das suas ações de marketing interno.

    Saiba Mais

    Employer Branding

    Potencialize a sinergia dentro da sua organização por meio de...

    Saiba Mais

    Pesquisas e Mensuração

    Potencialize o impacto das suas ações de marketing interno.

    Saiba Mais

    Diagnósticos

    Potencialize a sinergia dentro da sua organização por meio de...

    Saiba Mais

    Employee Experience

    Crie, implemente e desenvolva uma incrível jornada para seus colaboradores...

    Saiba Mais

    Por dentro da nossa cultura

    Aqui, a comunicação é só uma parte da jornada. Quer ficar por dentro do resto? Cadastre-se em nossa newsletter.