⯇ VOLTAR

Políticas de diversidade e inclusão: o que a empresa ganha com isso?

Navegue por tópicos

    Você já ouviu falar sobre o que são as políticas de diversidade e inclusão e como elas beneficiam uma empresa? Nos dias atuais tal prática vem se tornado uma das principais tendências de estruturação da área de recursos humanos, pois impacta diretamente na comunicação interna.

    Promover um ambiente de qualidade e que ofereça a mesma oportunidade a todos não é uma tarefa fácil devido às diferentes variáveis envolvidas. No entanto, algumas práticas se tornam essenciais para prevenir um mal-estar entre colaboradores e, além disso, melhorar o desenvolvimento de talentos.

    Desse modo, separamos aqui tudo o que você precisa saber sobre como incluir políticas de diversidade e inclusão na sua empresa e quais as principais ações que promovem a mudança. Então, se não quiser perder nenhum detalhe, continue a leitura a seguir:

    Como adotar políticas de diversidade e inclusão?

    Algumas pessoas acreditam fortemente que não haja preconceito nas entidades; no entanto, a questão deve ser levada tão a sério quanto outras áreas da empresa, por exemplo. Uma vez que um colaborador não se sente parte da organização seja por qual motivo for, é possível que não dê o máximo de si e ainda não construa um plano de carreira lá.

    O motivo? Bem, uma vez que é onde passamos a maior parte do tempo durante a semana, algumas atitudes ainda que pequenas podem ser decisivas para a permanência ou não.

    Incluir políticas de diversidade e inclusão pode ser mais fácil do que imagina, mas, para isso, é necessário conhecer bem a sua empresa e estar conectado com as novas tendências do mercado.

    De acordo com estudo realizado pela Forbes, 85% das empresas globais entrevistadas afirmaram que a diversidade é fundamental para promover a inovação no trabalho, pois as equipes são formadas por pessoas diversas, com skills distintos e backgrounds diferentes.

    Para ter um incentivo e compreender como isso pode ser feito, existem algumas palestras e encontros que abordam tal tema. Por exemplo, neste ano aconteceu o 4º Fórum de Gestão de Diversidade e Inclusão que incluiu dinâmicas de grupo e rodas de conversas.

    A partir desses tipos de eventos é possível ter acesso às discussões que abordem temas como “pequenas mudanças fazem grande diferença”, como foi o caso dessa edição. Dessa forma, é necessário que os valores da empresa estejam alinhados com todas as equipes para que as estratégias de RH, marketing e vendas sejam coesas e se inter-relacionem.

    Que ações e estratégias favorecem essas políticas?

    Seguir um caminho pode ser uma ótima forma de começar e conseguir sair da zona de conforto já existente nas organizações. Por isso, separamos as principais táticas que você e a equipe de RH da sua empresa podem utilizar. São elas:

    1. Revise a cultura organizacional

    O primeiro passo para que uma empresa possa aplicar novas estratégias de inclusão é que sua cultura seja revisada para que a equipe de recursos humanos entenda se é necessária a mudança na raiz da questão para, então, promover ações. Para isso é possível revisar estilo de comunicação, políticas de recrutamento e seleção, missão e valores da organização etc.

    2. Treine os líderes

    Líderes bons, que promovem a diversidade e inclusão, são aqueles que estão em constante aprendizado. Uma organização que preze por quem sabe decidir e que são capazes de lidar com as diferenças de todos seus funcionários, deve incentivar palestras de coach, cursos de especialização em gestão e meetings a fim de estarem sempre atualizados em novas formas de promover o melhor ambiente possível.

    3. Tenha KPIs definidos

    KPIs são indicadores chave de desempenho e são eles que afirmarão ou não, através de números, se as estratégias traçadas são de fato efetivas. Antes, portanto, de tomar qualquer ação, é necessário definir como será  medida. Assim, os resultados trarão insights para a melhora do que já foi feito e para compreender o que ainda não está bom.

    4. Estimule encontros informais periódicos

    Uma empresa que tenha funcionários que se sintam à vontade para se incluir em novos grupos precisa estimulá-los para isso. Esse incentivo pode vir, por exemplo, com a realização de eventos e encontros informais.

    Alguns dos encontros  típicos mais praticados pelas organizações são os famosos Happy Hour, onde os colaboradores têm a oportunidade de conhecerem uns aos outros, muito além do que o profissional pode mostrar.

    Outra opção são as festas tradicionais onde todos podem se reunir, como Dia dos Pais, Dia das Mães, Fim de ano etc. O que não faltam são oportunidades para juntar todos e ter um momento de descontração, não é mesmo?

    5. Foque no endomareting

    Sim, sua empresa precisa de marketing também para si mesma, para os colaboradores. Algumas ações como concursos, por exemplo, são uma ótima maneira de fazer com que todos se tornem mais participativos das ações feitas pela empresa e “vistam a camisa”. A partir do momento em que encontrarem um ponto de diversão e aprendizado dentro do seu trabalho, verão ainda mais valor em seu cargo.

    Independentemente das opções que você escolha, o importante é sair da inércia e mostrar que a organização está atenta em incluir todos os colaboradores e fazer com que se sintam o mais confortável  possível para realizar um bom trabalho e evitar o estresse.

    Viu como é relevante para uma empresa investir na manutenção de um ambiente de trabalho saudável e produtivo por meio de políticas de diversidade e inclusão? Para isso, lembre-se de estar atualizado em palestras e fóruns que abordem o tema.

    Além disso, é importante frisar as principais atividades que fazem diferença na inclusão dos colaboradores, que são:  a revisão da cultura organizacional; atenção aos líderes par que se mantenham atualizados; KPIs bem definidos; encontros informais; e um bom endomarketing.

    A adoção de políticas de diversidade e inclusão, além de melhorar exponencialmente a comunicação interna, possibilita reter talentos e melhorar processos que influenciam diretamente na receita da organização. Portanto, o que você está esperando para promover uma mudança saudável que potencializará seus resultados? Comece já!

    Baixe nosso e-book e confira o passo a passo para criar uma campanha de endomarketing. 

    Gostou deste artigo? Então, não deixe de compartilhar em suas redes sociais para que seus amigos também tenham acesso ao conteúdo!

    Conheça nossos serviços

    Comunicação Interna

    Torne a comunicação com os seus colaboradores mais estratégica por...

    Saiba Mais

    Endomarketing

    Potencialize o impacto das suas ações de marketing interno.

    Saiba Mais

    Employer Branding

    Potencialize a sinergia dentro da sua organização por meio de...

    Saiba Mais

    Pesquisas e Mensuração

    Potencialize o impacto das suas ações de marketing interno.

    Saiba Mais

    Diagnósticos

    Potencialize a sinergia dentro da sua organização por meio de...

    Saiba Mais

    Employee Experience

    Crie, implemente e desenvolva uma incrível jornada para seus colaboradores...

    Saiba Mais

    Por dentro da nossa cultura

    Aqui, a comunicação é só uma parte da jornada. Quer ficar por dentro do resto? Cadastre-se em nossa newsletter.