⯇ VOLTAR

A comunicação interna como ferramenta de RH

Navegue por tópicos

    Fazer uma Comunicação Interna eficiente é um desafio das empresas atualmente, como engajar o colaborador, motiva-lo, saber qual conteúdo o atrai, quando, como e onde ele absorve o conteúdo, enfim são muitas variáveis que devem ser levadas em consideração na hora de comunicar o funcionário.

    Toda empresa precisa de pessoas, felizes, motivadas, engajadas, mas no decorrer dos dias, não é isso que acontece, e sim colaboradores, cansados, estressados. E nesses casos a empresa precisa se relacionar de forma diferente, ganhar mais credibilidade com o colaborador, reconhecer seu trabalho, mostrar que ele é importante para organização. Do chão de fábrica aos executivos, todos contribuem para o crescimento da empresa, por isso não se pode deixar ninguém de fora, a comunicação tem que ser para todos.

    A Comunicação Interna é muito utilizada como uma ferramenta de Recursos Humanos, afinal o RH precisa estar ao lado do colaborador, como suporte, para que ele tenha boas condições de trabalho e se orgulhe de estar naquela empresa. É desta forma, fornecendo conteúdo de qualidade, que seja de interesse do funcionário, que valorize seu trabalho e dos seus colegas, desenvolvendo programas que os envolva mais no processo, atraindo a liderança e instigando a participação em atividades que gerem resultados em equipe que a Comunicação Interna pode promover um novo clima interno, motivando seus funcionários.

    Ouvindo mais, agradecendo mais ainda!

    Como a Comunicação empresarial é um processo de mão dupla, é de extrema importância que a empresa escute seus funcionários, analise suas queixas, agradeça seus elogios e estimulem a apresentarem novas ideias. Se a ideia não condizer com o dia a dia da empresa agradeça e se ela for boa, agradeça novamente e implante a ideia reconhecendo o seu autor. Imagine o imenso orgulho desta pessoa ao saber que além de contribuir todos os dias com a crescimento da empresa, ela ainda fez algo que melhorou um processo e gerou mais resultados.

    Mas todo cuidado com a linguagem é redobrado quando a empresa se manifesta com seus funcionários. O tom de voz deve refletir exatamente coma a empresa se porta e o meio de comunicação deve ser adequado. Sabemos que nesta era digital as mensagens são mais curtas, as respostas mais rápidas e a interação na Comunicação Interna não poder ser diferente. As pessoas querem agilidade nas informações e também prezam pela interação. O funcionário de hoje deve receber a mensagem de forma similar com os meios de comunicação que ele presencia fora do seu ambiente de trabalho.

    E o porque a Comunicação Interna é uma ferramenta tão importante para a área de Recursos Humanos? Simplesmente porque é com ela que os colaboradores entenderão o real propósito e valores da empresa e assim vão realmente se engajar com a cultura e se orgulhar em fazer parte do time, trazendo resultados, produzindo mais e com qualidade.

    Conheça nossos serviços

    Comunicação Interna

    Torne a comunicação com os seus colaboradores mais estratégica por...

    Saiba Mais

    Endomarketing

    Potencialize o impacto das suas ações de marketing interno.

    Saiba Mais

    Employer Branding

    Potencialize a sinergia dentro da sua organização por meio de...

    Saiba Mais

    Pesquisas e Mensuração

    Potencialize o impacto das suas ações de marketing interno.

    Saiba Mais

    Diagnósticos

    Potencialize a sinergia dentro da sua organização por meio de...

    Saiba Mais

    Employee Experience

    Crie, implemente e desenvolva uma incrível jornada para seus colaboradores...

    Saiba Mais

    Por dentro da nossa cultura

    Aqui, a comunicação é só uma parte da jornada. Quer ficar por dentro do resto? Cadastre-se em nossa newsletter.