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6 cases de endomarketing em que a Clima Comunicação gerou grandes valores para seus clientes

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    O endomarketing tem como objetivo ajudar empresas a utilizarem estratégias para conquistar os colaboradores, a fim de melhorar a comunicação interna, a motivação e a consciência sobre propósitos e valores da marca.

    A prática vem sendo altamente utilizada, pois muitos gestores estão percebendo sua eficiência e os benefícios que ela traz para os processos e pessoas. Além de ajudar na produtividade, no comprometimento, no aumento da satisfação e na melhoria no relacionamento entre funcionários, ela pode valorizar a reputação da empresa perante o mercado.

    Para você se inspirar e entender esse conceito, que tal conhecer alguns cases de endomarketing que a Clima Comunicação desenvolveu? Continue esta leitura e veja três ações em que a nossa agência fez a diferença na melhoria do clima organizacional!

    6 cases de endomarketing bem-sucedidos da Clima

    A Clima desenvolveu algumas campanhas de comunicação interna de muito sucesso. Para você entender esse diferencial, vamos listar os seis cases de endomarketing que mais impactaram nossos clientes!

    1. Telefônica Vivo

    O case da Clima com a Telefônica tinha como objetivo transformar um evento em um marco pessoal e profissional para a equipe. Para isso, fomos responsáveis pelo planejamento completo do evento anual de certificação do Lean 6 Sigma da empresa, com a finalidade de fazer os colaboradores enxergarem e reconhecerem o valor do programa.

    Para isso, uma das estratégias utilizadas foi a certificação dos “belts”. Para ser reconhecido os funcionários deveriam gerar novas soluções e iniciativas que se transformassem em resultados expressivos dentro da empresa.

    Além disso, foi possível desenvolver o lado pessoal e profissional de cada integrante da equipe, beneficiando a empresa em aspectos financeiros, em processos, no clima interno, no reconhecimento e valorização, na meritocracia, etc..

    O resultado, em um intervalo de um ano, foi a capacitação de mais de 7.500 colaboradores, que entregaram projetos e foram certificados. Cerca de 1.500 projetos foram executados e geraram uma melhoria financeira de mais de R$ 350 milhões!

    2. Votorantim – Centro de Excelência

    O desafio do case Votorantim era muito grande: a área de comunicação interna do Centro de Excelência precisava renovar a forma de se relacionar com os funcionários, uma vez que percebeu que o relacionamento mais próximo era uma importante forma para para se diferenciar em todo processo.

    Para mudar esse cenário, fizemos uma análise de perfil e entendemos por que não havia a contrapartida deles: a linguagem e o tom de voz não eram adequados para o momento da empresa e a comunicação era distante do perfil dos funcionário.

    Com base nisso, sugerimos e desenvolvemos toda a proposta para um novo relacionamento e retratamos tudo isso em um guia de comunicação para nortear a linguagem e modos de trabalho e relacionamento.

    O resultado rendeu mais de 18 campanhas de comunicação online e offline, 83 instrumentos de apoio para eventos internos, 172 materiais, 76 edições de newsletter. Ao todo, foram 372 materiais executados em um ano, com uma linguagem que conversa com o funcionário, melhorando resultados e estreitando a relação interna.

    3. Philip Morris

    O grande desafio do case Philip Morris era encontrar meios de reconhecer e valorizar mais de 1.200 colaboradores de maneira única, uma vez que 90% deles são vendedores e passam a maior parte do tempo fora da empresa, espalhados por todo território nacional.

    Desse modo, a organização quis aproveitar o Dia do Vendedor para fazer homenagem a esses colaboradores de um jeito diferente. Logo, buscou a Clima para desenvolver uma ideia nova e uma experiência única e marcante.

    Com base nisso, após vários estudos e reuniões o projeto foi proposto. Valorizando a criatividade, pensamos que os vendedores tinham muitas histórias para contar e, desse modo, propomos uma campanha em que eles eram os protagonistas e contavam suas experiências profissionais para todos da empresa e também para seus familiares.

    Além de animá-los e motivá-los, o projeto teve como resultado várias histórias, que foram retratadas em quadrinhos. Todos receberam as suas caricaturas desenhadas manualmente, uma a uma. Tal ação gerou a maior taxa de engajamento da Philip Morris, com 93% de participação, onde as ações anteriores não passavam de 60%.

    4. Volvo

    Volvo solicitou os serviços da Clima Comunicação para a realização da sua campanha de clima organizacional. A empresa obteve reconhecimento em duas pesquisas importantes para o mundo corporativo ― a Great Place to Work e a Melhores Empresas para Trabalhar, da Você S/A ―  e gostaria de comunicar essas conquistas aos seus colaboradores em uma só comunicação.

    O objetivo foi alcançado com a elaboração da campanha “Parte de Nós”, que divulgou o posicionamento da empresa nessas pesquisas. O sucesso foi tão grande que a ideia foi expandida para toda a área de pessoas da empresa, transformando-se em uma grande iniciativa de desenvolvimento humano.

    A Clima decidiu então, como abordagem desse projeto, mostrar a importância de cada um dos colaboradores para a Volvo. Para isso, foi usada a figura de um toque na água como analogia ― quando você toca nessa água, são criadas pequenas ondas que reverberam para todo o lago.

    O mesmo acontece com a postura dos funcionários na empresa: cada funcionário pode fazer a sua pequena parte, e o resultado é um ambiente corporativo melhor para todos.

    Essa campanha acabou gerando várias outras ações voltadas para o desenvolvimento humano como desdobramento da iniciativa “Parte de Nós”.

    Também foram realizadas algumas intervenções artísticas na fábrica da empresa, com a divulgação do vídeo da campanha e uma carta individual para cada funcionário falando mais sobre esse movimento.

    Esse case acabou virando o que é conhecido na área como “case guarda-chuva”. Isso significa que dentro dessa proposta são colocadas várias outras ações, que costumam ter uma durabilidade maior. As iniciativas de desenvolvimento humano passaram a ser parte da campanha, divididas em três grandes pilares:

    • desenvolver: são realizadas ações de cultura, de equidade de gêneros, de onboarding e de treinamentos;
    • escutar e realizar: foram encaixadas as pesquisas sobre as melhores empresas para trabalhar e a certificação do Great Place to Work;
    • liderar: foram inseridas ações de liderança comunicadora, com pesquisas rápidas sobre o que os gestores fazem com as próprias equipes, além de um programa de sucessão chamado talent review.

    Como resultado, foi observada uma maior conscientização pelos funcionários da responsabilidade de seu papel individual, além de um maior engajamento. A participação dos colaboradores, que responderam à pesquisa da Você S/A, foi de mais de 80%, superando o mínimo que a empresa precisava.

    5. Atento

    Com mais de 77 mil funcionários, a Atento é uma empresa de telemarketing com grande preocupação em incluir e promover a diversidade em suas contratações. A organização conta com um quadro colaborativo extremamente diverso, que inclui homossexuais, mulheres jovens, negros, pessoas que estão no primeiro emprego, aposentados etc.

    Esse posicionamento faz com que haja a preocupação com a aceitação no ambiente da empresa e a conscientização da igualdade de gênero.

    Com esse objetivo, a empresa promove um workshop chamado “Somos Todos Diversos, Somos Todos Atento”. Nesse workshop, são usadas imagens de figuras públicas entre as fotos dos funcionários, com o slogan “Somos capazes de tudo”.

    Entre os famosos escolhidos para figurar a campanha, estão:

    • Lea T (primeira modelo transgênero a integrar a lista da Forbes);
    • Daniel Dias (nadador paralímpico);
    • Maju Coutinho (primeira mulher negra a apresentar o Jornal Nacional);
    • Renata Tupinambá (jornalista, produtora e fundadora da Rádio Yandê, que difunde a cultura indígena).

    Além disso, foram escolhidos entre os funcionários alguns embaixadores de diversidade que auxiliam a disseminar internamente a campanha. Essa ação fez com que houvesse a identificação das pessoas com a representação, provocando um forte impacto entre os colaboradores e estimulando a participação de todos.

    O mote na repercussão interna adotado pela última campanha fez com que os funcionários também se apropriassem da preocupação da empresa de promover a diversidade e proporcionar uma boa recepção a trabalhadores das mais diversas idades, raças, crenças, gêneros e orientações sexuais.

    Esse posicionamento deixa claro que todas as pessoas são bem aceitas na organização, sem nenhum tipo de preconceito.

    6. Grupo Marista

    Grupo Marista tem um grande foco nos valores do grupo, que carrega um cunho religioso muito forte, graças à relação com o Centro Marcelino Champagnat. São 8 valores, cada um com suas definições próprias e comportamentos atrelados.

    O grande desafio para o Grupo era fazer com que as lideranças trabalhassem esses conceitos de maneira lúdica. Além disso, esses valores poderiam ser abstratos demais para quem está acostumado com um ambiente corporativo, por exemplo “espírito de família”, “espiritualidade” etc.

    A solução encontrada pela Clima Comunicação foi a criação de um jogo físico, em formato de disco, com os valores do grupo impressos no centro.

    O gestor entrega as peças para que os colaboradores possam associar as definições aos respectivos comportamentos, por exemplo: “solidariedade”, com a definição “somos comprometidos e perseverantes na busca do bem comum”, englobando comportamentos práticos como “colaboramos uns com os outros”.

    Os funcionários, reunidos em equipes, vão retirar uma peça por vez e pensar qual comportamento é coerente com determinado valor. Assim, eles vão assimilando os valores do grupo com leveza e diversão. O objetivo principal é de tornar os valores menos abstratos, mostrando como eles podem ser entendidos de maneira prática, internalizados e praticados no dia a dia.

    Além de ajudar na integração, o jogo ajudou a esclarecer e fixar os valores do Grupo Marista entre os funcionários, fortalecendo a cultura organizacional e deixando o ambiente mais alinhado com os conceitos defendidos pela empresa.

    Modo operacional da agência

    A Clima Comunicação tem três grandes pilares que guiam a sua forma de trabalho. São eles: qualidade, prazo e relacionamento. Além disso, a empresa adota uma metodologia diferenciada, priorizando sempre o melhor resultado para os clientes ou vantagens percebidas para o negócio.

    Desse modo, nosso objetivo não é apenas suprir necessidades de comunicação, mas, sim, pregar valores que tornem as áreas de comunicação interna dos negócios cada dia mais envolvente e estratégica, gerando sempre valor ao negócio, empresa e pessoas. Entenda como isso funciona a seguir:

    Pilares

    Relacionamento

    Temos uma área específica de customer success, que, de maneira proativa, consegue antecipar problemas do cliente, estabelecer um relacionamento muito mais próximo e propor soluções de forma sempre proativa.

    Prazos

    Um das coisas mais importantes para nossos clientes são os prazos, e trabalhamos para que não se descumpram os cronogramas estabelecidos. Obviamente, antes de fechar datas de entrega, conversamos com os clientes para alinhar expectativas. Na Clima, a teoria também é provada na prática!

    Qualidade

    Não adianta só respeitar o prazo e promover um bom relacionamento se a agência não gera valor para o cliente em termos de resultados. Desse modo, o desempenho está amarrado a todas as iniciativas.

    Essa premissa está diretamente ligada à cultura organizacional da Clima, que promove ações que incentivam funcionários a baterem metas, simplificarem processos inadequados e sentirem-se motivados. Consequentemente, nossa equipe não só busca resultados, mas cria e apresenta!

    Metodologia

    Nosso método consegue desmembrar e construir indicadores que mensuraram se o resultado foi atingido. Através de acompanhamento, monitoramento, entre outras frentes de atuação, é possível inferir se o plano está indo da maneira esperada. Caso não, reajustamos o processo e, assim, nosso cliente pode ver a efetividade e qualidade do trabalho prestado.

    Portanto, este são alguns dos nossos diferenciais: não somos uma empresa de comunicação que apenas supre necessidades de um negócio, mas, sim, uma empresa especialista que prega valores e torna os setores comunicacionais dos negócios mais estratégicos e essenciais para os negócios.

    Razões para contratar especialistas em comunicação

    Algumas empresas ainda guardam certa resistência em contratar uma agência de endomarketing, por acreditarem que as coisas podem sair de controle ou não chegarem ao objetivo desejado. No entanto, essa parceria pode oferecer inúmeros benefícios que não são garantidos com uma equipe interna. Acompanhe:

    Especialização nos serviços prestados

    Ao contratar uma agência especializada, é possível garantir melhores resultados, pois o negócio contará com um time repleto de profissionais da área da comunicação, com ótima bagagem e conhecimento de mercado em diversas empresas e realidades.

    Ganho de tempo

    Com a ajuda de uma agência, é possível aplicar o tempo da sua equipe em outros projetos tão importantes quanto o de endomarketing. Desse modo, a eficiência é maior!

    Agora que você conhece os principais cases de endomarketing da Clima, lembre-se de que sua empresa pode ter uma aliada para conquistar os melhores resultados, gerando valor para seus clientes e obtendo maior vantagem competitiva.

    Saiba o passo a passo para criar uma campanha de endomarketing. Acesso o conteúdo. 

    Para saber detalhes sobre como podemos te ajudar, entrar já em contato conosco!

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