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Balanced Scorecard (BSC) e Comunicação Interna: entenda essa união

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    Já ouviu falar do Balanced Scorecard (BSC)? Bom, se você atua na área de Comunicação Interna, deve saber o quanto é importante conseguir informar aos colaboradores todos os objetivos de longo prazo com clareza. Aliado a isso, algumas ações da área podem fazer toda a diferença, pois é possível gerenciar com maior precisão as estratégias da organização.

    O conceito foi criado por dois professores de Harward que queriam apresentar um modelo de gestão estratégica alternativo ao uso convencional de indicadores financeiros para medir resultados. O método BSC, portanto, teve como principal finalidade auxiliar gestores no acompanhamento de suas equipes.

    Neste artigo, daremos ênfase ao uso do Balanced Scorecard nos processos internos. Se você não quer perder nenhum detalhe, continue lendo o conteúdo que preparamos!

    O uso do Balanced Scorecard em processos internos

    O BSC vem sendo utilizado em diversos contextos — desde organizações físicas até e-commerces. A ferramenta, que apresenta quatro perspectivas (sendo elas: financeira, de clientes, de aprendizado e de processos internos), vem se mostrando bastante útil no endomarketing, a fim de otimizar processos.

    Com uma visão de longo prazo, torna-se possível concretizar ações e projetos que assegurem o desenvolvimento de empresas a partir de metas ou indicadores quantificáveis, que traduzam tais estratégias.

    A perspectiva de processos internos tem como finalidade identificar quais deles demonstram maior influência na organização. Tal ação não deve somente melhorar as operações, mas também identificar e criar novos processos, como aqueles que impactam na Comunicação Interna e são fundamentais para a estrutura da empresa.

    Por meio do uso do Balanced Scorecard no endomarketing, é possível desfrutar de alguns benefícios, como os que listamos abaixo. Confira!

    Clareza estratégica

    A área responsável pela Comunicação Interna não deve somente repassar comunicados e informações relevantes, mas ter objetivos que reforcem a motivação e o sentimento de pertencimento à empresa. Para tanto, ter total entendimento e uma visão clara do que pode ser feito ao implantar ações práticas é imprescindível.

    Mensuração

    Medir os resultados da comunicação entre os colaboradores e manter ações estratégicas que avaliem os avanços ou regressos são cuidados necessários para organizações que tenham como objetivo obter feedbacks, corrigir planos de ação e melhorar sua performance.

    Existem alguns componentes essenciais para que sua funcionalidade seja total:

    • objetivos: estabelece até onde a organização deseja chegar em um futuro próximo ou distante;
    • indicadores: mostram aos gestores o retorno das ações adotadas para alcançar os objetivos traçados;
    • metas: simbolizam a performance que deve ser exibida pelos indicadores;
    • planos estratégicos: correspondem às ações a serem tomadas para garantir que a organização chegue aos objetivos desenhados inicialmente.

    Alguns indicadores são fundamentais para que a união entre o Balanced Scorecard e a Comunicação Interna ocorra. Se você quer saber quais são, continue a leitura.

    Os indicadores que são úteis no planejamento de associação ao BSC

    Os indicadores, como dissemos, são extremamente relevantes para mostrar aos tomadores de decisão a performance de ações executadas dentro e fora da empresa. Nesse caso, tal medida tem como funcionalidade compor o planejamento da companhia como um todo e, portanto, se faz extremamente importante.

    Os indicadores podem ser separados em duas categorias:

    1. BSC qualitativo: são representados por conceitos;
    2. BSC quantitativo: são representados por números.

    A seguir, falaremos mais sobre alguns dos indicadores (qualitativos ou quantitativos) que são bastante utilizados na Comunicação Interna das empresas.

    Índice de falhas

    Um dos principais pontos a serem tratados são as falhas de produção ou até mesmo humanas. Ao adicionar tal indicador à metodologia de BSC, é possível comunicar a todos exatamente quais são as questões que merecem mais atenção e colocar em prática as estratégias corretas para solucionar os erros encontrados.

    Paradas não planejadas

    No desenrolar dos processos, é normal que surjam falhas e, consequentemente, paradas que influenciem diretamente no serviço ou produto. Desse modo, quando se toma conhecimento sobre tais contratempos não planejados, os gestores podem alertar o problema a todos os colaboradores e sugerir novos meios de atendimento, a fim de tornar a sequência mais fluida.

    Satisfação dos funcionários

    A satisfação dos funcionários é um dos indicadores mais complexos e, ao mesmo tempo, mais importantes que a Comunicação Interna pode ter. O motivo? Bem, a partir de tal dado, é possível saber exatamente quais fatores influenciam na produção e na qualidade do serviço prestado.

    Desse modo, torna-se viável realizar campanhas que deem ao colaborador o sentimento de pertencimento à organização. Como consequência, os resultados da equipe e de toda a empresa podem ser melhorados.

    Retenção dos funcionários

    A retenção de funcionários está bastante relacionada com a satisfação. Um ambiente de trabalho que tem alta rotatividade faz com que a empresa se torne instável, a lucratividade por colaborador diminua e a chance de criação de uma carreira também caia consideravelmente. Portanto, esse indicador permite determinar ações que façam as equipes terem vontade de continuar na companhia.

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    Número de certificados adquiridos pela equipe

    O número de certificados adquiridos por equipe revela muito sobre sua produtividade, além da atualização de competências e técnicas. Uma ótima forma de utilizar esses dados é, caso estejam baixos, comunicar mais eventos dentro da empresa. Se estiverem em um bom nível, por outro lado, recomenda-se manter as ações adotadas e pensar em como podem ser ainda melhores.

    Possivelmente, os indicadores vão variar de acordo com o objetivo do endomarketing de cada empresa e do budget oferecido a cada área de Comunicação Interna. No entanto, o que importa é sair da inércia e escolher aqueles que mais façam sentido para sua organização!

    Viu só como o Balanced Scorecard pode ser utilizado na estratégia de Comunicação Interna de uma empresa? Por se tratar de um método que visa ao longo prazo, com foco tanto na realização quanto no acompanhamento de ações no presente, é possível gerenciar as metas e acompanhar de perto o que está saindo ou não do papel. Portanto, o que está esperando para turbinar seu endomarketing?

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