⯇ VOLTAR

O que a série 3% da Netflix pode te ensinar

Navegue por tópicos

    O que a série 3% da Netflix pode te ensinar

    Se você já participou de algum processo seletivo que incluia algumas etapas como: entrevista, dinâmica em grupo, raciocínio, teste de personalidade e entre tantos outros para ser aprovado – acredite, você será capaz de se identificar com a série 3% da Netflix.

    Como o próprio nome da série diz, apenas 3% dos candidatos são aprovados por uma vaga para morar no Maralto.

    De forma geral, a história apresenta duas realidades, de um lado o Continente uma sociedade carente que sofre com a falta de recursos. Porém do outro lado está o Maralto, um lugar de primeiro mundo, inovador e capitalista.

    Para morar no Maralto é necessário passar por um processo seletivo muito competitivo, mas não tão justo. O que faz lembrar da seleção dos candidatos das grandes empresas da vida real. Onde existe a pressão, a disputa, o trabalho em equipe e a luta pelo espaço profissional.

    Confira algumas lições:

    SELEÇÃO ACIRRADA
    A entrevista é a primeira etapa do processo, onde os candidados precisam convencer os recrutadores sobre suas qualidades e competências para continuar na disputa. Para dificultar os recrutadores abordam temas sobre família e usam estratégias fortes para observar o lado emocional dos candidatos.

    Atualmente, o departamento de gestão de pessoas vem buscando por uma nova mentalidade. No primeiro momento os recrutadores questionam sobre questões pessoais para entender o perfil do candidato, com o intuito de deixa-lo mais a vontade e aberto para as próximas questões.

    AGILIDADE
    Outra prova que exigiu muita atenção e rapidez dos candidatos, foi em relação ao teste dos cubos. Os participantes tinham que encontrar as peças certas e montar nove cubos durante 30 minutos, caso contrário seriam eliminados.

    Durante a atividade um dos candidatos chamado Fernando não alcançava os objetos e teve que contar com a ajuda de Michele, outra integrante. No final da prova ela tinha apenas oito cubos. Diante daquela situação, Fernando a ajuda em questões de segundos a pilhar os cubos. Durante esse processo um outro participantes que estava com apenas oito, aproveitou o momento de tensão para roubar um dos cubos do concorrente.

    Na vida real é comum os avaliadores observarem suas atitudes diante algumas situações embaraçosas. Nesse caso, colaborar com o colega do lado pode ser considerado um ponto positivo pela perspectiva de algumas empresas. Que buscam por profissionais empáticos. Por outro lado,  infelizmente, questões de trapaças também acontecem nas organizações, o que mostra os valores éticos e morais do candidato.

    TRABALHO EM EQUIPE
    Entre as etapas, os participantes tinham que atravessar por um corredor escuro durante um período de tempo determinado pelos recrutadores. A dificuldade estava num gás que era liberado no túnel, que era capaz de despertar os maiores medos dos candidatos, além de deixar a prova mais difícil e estressante.

    O que todos eles não sabiam, era que para finalizar a prova era necessário a presença de todos participantes juntos no final do corredor. Apesar das dificuldades, a candidata considerada mais fraca do grupo, foi capaz de atravessar o túnel por primeiro e para ajudar carregou um por um até o final do túnel.

    Foco e concentração são as características que devem conter nos profissionais de hoje, que buscam executar suas atividades de forma eficaz, não permitindo que seus problemas pessoais afetem sua produtividade e chances de atingir seus objetivos. Além disso, saber lidar com as dificuldades dos outros colaboradores, como também ser um facilitador por um ambiente mais harmonioso, buscando mais sinergia e entrega de resultados.

    Essas são algumas das etapas que a história apresenta, de diversos jovens disputando por uma vaga que pode mudar o destino de suas vidas. No mercado de trabalho atual, no ambiente corporativo e nas escolhas profissionais não são diferentes. É necessário conhecimento e muita determinação para alcançar os objetivos, como também para enfrentar os desafios e as barreiras existentes do mundo corporativo.

    Ficou afim de assistir? Então confira o trailer da série abaixo:

    Conheça nossos serviços

    Comunicação Interna

    Torne a comunicação com os seus colaboradores mais estratégica por...

    Saiba Mais

    Endomarketing

    Potencialize o impacto das suas ações de marketing interno.

    Saiba Mais

    Employer Branding

    Potencialize a sinergia dentro da sua organização por meio de...

    Saiba Mais

    Pesquisas e Mensuração

    Potencialize o impacto das suas ações de marketing interno.

    Saiba Mais

    Diagnósticos

    Potencialize a sinergia dentro da sua organização por meio de...

    Saiba Mais

    Employee Experience

    Crie, implemente e desenvolva uma incrível jornada para seus colaboradores...

    Saiba Mais

    Por dentro da nossa cultura

    Aqui, a comunicação é só uma parte da jornada. Quer ficar por dentro do resto? Cadastre-se em nossa newsletter.