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4 dicas para engajar os funcionários na busca pelas certificações ISO

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    Toda e qualquer conquista de uma empresa depende, quase exclusivamente, da dedicação de seus colaboradores. Por isso, é importante tê-los como parceiros e pensar em estratégias para engajar os funcionários, principalmente nas ações voltadas à obtenção da certificação ISO.

    As certificações ISO (International Organization for Standardization) são as mais importantes do mundo, já que atestam que um produto ou serviço segue as normas técnicas que garantem que estão dentro do padrão de qualidade reconhecido mundialmente. Além disso, a conquista das certificações é relevante não só para a empresa, mas também para a qualidade de vida do funcionário, facilidade do seu trabalho e construção de um clima favorável à produtividade.

    Todos ganham ao engajar os funcionários na conquista da certificação ISO. Ganha a empresa, ganham os colaboradores e, principalmente, os clientes que recebem um produto ou serviço e um atendimento de qualidade garantida. Por isso, continue lendo e entenda como obter esse comprometimento em sua empresa. Confira!

    O que são as cerificações ISO?

    As certificações do International Organization for Standardization, ou Organização Internacional de Padronização, têm como objetivo garantir que uma empresa, seus produtos e serviços estejam dentro das normas técnicas estabelecidas nos padrões mundiais de qualidade, o que inclui a segurança, tanto para quem usa o produto quanto para quem o produz, ou seja, os colaboradores da empresa.

    Portanto, mais do que a certeza de um produto bem-feito, a certificação ISO também garante um trabalho mais seguro, fácil e com qualidade de vida para os funcionários. Isso precisa ficar claro para todos os envolvidos nos processos produtivos e administrativos da empresa.

    Como engajar os funcionários na implantação da certificação ISO?

    Você já entendeu a importância que a certificação ISO tem para a sua empresa, não é mesmo? Agora, deve estar se perguntando como obter o comprometimento da sua equipe para conquistá-la. Nos próximos tópicos, você conhecerá algumas dicas essenciais para que isso aconteça. Acompanhe!

    1. Conscientize sobre a importância da certificação ISO

    Tudo começa na educação. Se o seu colaborador não entende a importância da certificação ISO, certamente não se preocupará com ela tanto quanto você.

    Mas não basta mostrar a ele os resultados que ela trará para o desenvolvimento da empresa, mas é preciso que ele entenda, também, que ele próprio será beneficiado, inclusive no que diz respeito ao seu crescimento profissional. Afinal, ele passará a conhecer as exigências, os processos e as ações necessários para a obtenção da certificação. Isso agregará valor ao currículo dele.

    Mas os benefícios para o funcionário não param por aí. Como já foi citado, os padrões de qualidade estabelecidos para a obtenção da certificação ISO envolvem a qualidade de vida e as condições de trabalho do colaborador. Um exemplo disso está na obrigatoriedade do uso de EPI (Equipamentos de Proteção Individual) e EPC (Equipamentos de Proteção Coletiva).

    2. Envolva os funcionários no projeto

    Uma vez que os funcionários entendem a importância da certificação ISO para todos os envolvidos, é essencial que eles se sintam parte do projeto que visa à criação das condições adequadas para que a empresa seja certificada.

    Nesse momento, é importante ouvir a sua equipe e entender quais são as suas dificuldades e expectativas de melhoria e, ainda, estudar as suas sugestões. Sem que eles se sintam parte da conquista, será praticamente impossível engajar os funcionários de modo efetivo.

    3. Crie processos de melhoria

    Agora você já sabe o que precisa mudar na empresa para que a busca da certificação torne-se algo viável, além disso, já tem uma ideia de como deverão ser aplicadas essas mudanças. Por isso, é essencial que se crie e documente novos processos que garantam a padronização do trabalho a ser feito.

    Isso não significa “congelar” a criatividade da sua equipe na busca de novas soluções, mas, sim, garantir que o que já “está criado” será executado com qualidade e respeitando as normas técnicas, com muito menos riscos de erros ou inadequações.

    4. Use a gamificação

    Por fim, a gamificação é uma estratégia que já se estabeleceu em diversas áreas, até mesmo na educação. Então, por que não a aplicar também para engajar os funcionários na busca pela certificação ISO?

    Para isso, crie “fases” de implantação do projeto que envolvam missões para cada membro da sua equipe. Uma vez concluídas, elas devem ser reconhecidas e premiadas. Esse reconhecimento pode ser feito por meio de um sistema de contagem de pontos para cada tarefa realizada com a qualidade necessária.

    Essa pontuação reflete uma progressão rumo à conquista de objetivos preestabelecidos. E deve ser esse o seu significado, e não o de competição com os outros membros da equipe. Para evitar que isso aconteça, crie “missões” coletivas, nas quais a pontuação dos membros dependa do trabalho de todos.

    Qual é importância da participação dos líderes nesse engajamento?

    A liderança na busca pelo engajamento dos funcionários para a conquista da certificação é uma peça fundamental. Afinal, é a partir do comportamento dos seus líderes que os colaboradores entendem a importância do processo pelo qual estão passando.

    Nesse contexto, é essencial que a liderança estabeleça objetivos muito claros, dê a equipe todo a apoio e suporte necessários para que eles sejam alcançados e, principalmente, que os resultados alcançados sejam monitorados, pois somente desse modo será possível corrigir possíveis problemas e melhorar processos falhos.

    O investimento em treinamento tanto para a equipe quanto para seus líderes e gestores é outro ponto crucial para que tudo seja conduzido e realizado dentro das normas de padronização aceitas para a obtenção do certificado ISO. Isso porque cada setor ou área de atuação apresenta padrões diferentes de qualidade, e, por isso, o que se aplica a um nem sempre é o que se faz no outro.

    Como você viu ao longo deste post, a conquista da certificação ISO é um processo muito importante para atestar o padrão de qualidade dos seus produtos e serviços. Por isso, investir em estratégias e ações capazes de engajar os funcionários é fundamental para o desenvolvimento da empresa e aumento dos resultados.

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